Revelação de Ano Novo para 2021:
está tudo bem consigo
Procurar algo para mudar em si é algo do passado. Em vez disso, faça mais daquilo que já está a fazer bem.
Ao fazermos um balanço de 2020, todos devemos concordar que passar por ele sem problemas foi uma conquista por si só. Em vez de começar 2021 a procurar coisas que estão mal em nós, vamos inverter a tendência das resoluções, para nos concentrarmos nos nossos pontos fortes e encontrar formas de potenciá-los neste novo ano.
Esqueça as resoluções e comece a fazer revelações
Na sua forma mais básica, as resoluções de Ano Novo tratam de mudanças de comportamento e as mudanças de comportamento significativas e duradouras não ocorrem apenas porque o relógio bate a meia-noite. As resoluções são objectivos fáceis de falhar e de serem esquecidos. Quando falha uma resolução, é uma falha sua.
Este ano, vamos trocar as resoluções de Ano Novo por revelações de Ano Novo. Em vez de dizer: “Aqui está algo que eu não faço e que deveria fazer”, poderíamos dizer: “Aqui está algo que melhorei no ano passado e esta é a forma como quero continuar a fazer isso ainda mais”.
As revelações são hábitos — as coisas que faz no dia-a-dia. Estas são fáceis de cumprir e, se não as conseguir fazer num dia, fáceis de retomar.
Vejamos algumas resoluções comuns de Ano Novo para ver como estas podem ser transformadas em revelações de Ano Novo.
Ficar em forma
Quem nunca escolheu "ficar em forma" como resolução de Ano Novo? O fitness é uma das resoluções mais populares e, consequentemente, uma das mais lamentadas. A primeira vez que se delicia com um bolo ou falha um dia de corrida — e em algum momento ao longo de 12 meses, isso irá acontecer — a “falha” no cumprimento da resolução é sua.
A versão de revelação de Ano Novo do habitual “ficar em forma” seria olhar para um hábito saudável iniciado em 2020 e encontrar uma forma de cultivar esse hábito em 2021. Por exemplo, “Comecei a correr em 2020 e em 2021 quero usar o meu Galaxy Watch3 e Aplicação Samsung Health para monitorizar as minhas corridas, para que possa manter e desenvolver este hábito.”
A diferença: identificou um hábito que já começou e encontrou uma forma de desenvolvê-lo, em vez de identificar uma actividade que ainda não começou e encontrar formas de se punir por não a adoptar.
Gastos mais inteligentes
Uma resolução quase tão comum como o ficar em boa forma física, é a promessa de melhorar o seu bem-estar financeiro. Por exemplo, “Quero aprender a fazer um orçamento e cumpri-lo no novo ano.” É fácil falhar neste objectivo. Toda a gente gasta demais de vez em quando, seja num café a caminho do trabalho ou uma “terapia de compras” após uma semana difícil, o que não é um problema. Mas esperar cumprir um orçamento sem preparação é irreal e pode levar à decepção.
A versão de revelação deste objectivo seria: “Tenho uma ideia muito melhor de como gastei o meu dinheiro em 2020 e quero começar a monitorizar os meus gastos em 2021.” Ao identificar um hábito financeiro saudável que tenha desenvolvido naturalmente no ano anterior e ao simplesmente monitorizá-lo, está a criar um registo de sucesso (as despesas monitorizadas) e a vontade de o manter a funcionar será um reforço positivo do seu hábito. Além disso, não irá conseguir começar um orçamento sem primeiro conhecer os seus próprios hábitos de consumo (para o bem ou para o mal).
Como pode manter esse hábito? Samsung Notes sincroniza com os seus dispositivos e até mesmo com aplicações de produtividade na sua área de trabalho. Acompanhe os seus gastos na aplicação e insira tudo numa folha de cálculo de orçamento quando chegar a casa.
Aproxime-se dos amigos
“Quero passar mais tempo junto dos meus amigos e família” é uma resolução de relacionamentos feita muitas vezes, mas sempre que há uma interacção com um amigo que não seja profunda e significativa (nem todas são e não há problema nisso), é uma "falha". É muita pressão para colocar sobre si e os seus amigos!
Em vez de transformar o seu grupo de amigos numa lista de tarefas pendentes, experimente o seguinte: “Os meus amigos e eu conversámos bastante por videoconferência em 2020 e quero continuar a fazer isso mesmo depois de deixarmos de ficar tanto tempo em casa”. Pode marcar uma videochamada regular e recorrente com amigos ou planear noites de jogos virtuais, em que possam jogar online entre si.
Ao concentrar-se num encontro fácil e divertido para se reunir com os amigos, em vez de ver as suas amizades como mais uma coisa para fazer numa lista, irá ficar em pulgas pelo tempo que irá despender a cumprir essa revelação.
Desenvolva um passatempo
Finalmente, muitas pessoas decidem adoptar um novo passatempo, como “Quero melhorar na fotografia”. Novamente, trata-se de um objectivo, que embora notável, é ambicioso e pode parecer assustador. Em vez disso, transforme-o numa revelação mais viável: “Tirei óptimas fotos nas minhas caminhadas pela vizinhança durante 2020 e quero melhorar em fotografia urbana”. Agora não está a tentar aprender um passatempo totalmente novo, está a pegar em algo que já gosta de fazer e a aprender uma nova forma de fazer isso.
Pode manter este hábito ao criar uma página no Instagram, dedicada exclusivamente às fotografias de arquitectura para mostrar aos seus amigos. Em vez de tentar aprender um passatempo totalmente novo, estará a melhorar algo divertido em que já está interessado e a transformá-lo em algo com o qual pode ganhar credibilidade social.