A Colecção de Alta
Costura criada num telefone
Como uma designer de moda conquistou o mundo da moda a partir do seu smartphone.
A premiada designer de moda Aurélie Fontan é conhecida pelos seus designs arrojados e pelas suas peças sustentáveis, mas queria ir ainda mais longe na alta costura. Para a sua última linha, ela desenhou uma colecção cápsula completa – do desenho digital à passarela – directamente no telefone. Veja como conseguiu.
Apresentamos a alta costura móvel
O cruzamento da tecnologia e com a alta costura
Aurélie está sempre a explorar novas técnicas que inovam o processo de design de moda de alta costura. O seu trabalho anterior, um vestido “cultivado” a partir de chá kombucha fermentado inovou na própria biologia.
Nas suas próprias palavras, “o meu processo de design é inspira-se no potencial da ciência e da tecnologia para criar alta costura sustentável e, desta forma, a minha coleção premiada, TENSEGRITY, baseou-se no mimetismo biológico e inspirou-se nos padrões estruturais do ADN”
Neste projecto, Aurélie tinha um objectivo específico em mente. “O desafio não era substituir as técnicas de alta costura pela tecnologia”, diz ela, “mas explorar como a tecnologia que trazemos connosco nos nossos bolsos, nas nossas carteiras, etc, poderia dar uma nova perspectiva sobre os métodos tradicionais de design de moda”
“A colecção foi desenhada e produzida num telefone, mas continua a ser alta costura.”
—Aurélie Fontan
Aurélie enviou enormes arquivos com os seus modelos diretamente para a sua impressora Ultimaker3D Note9
Como a tecnologia pode expandir os horizontes da alta costura
Algumas pessoas podem dizer que a utilização da tecnologia no processo de criação moda elimina a tradição da alta costura, mas Aurélie descobriu que este método a ajudou a expandir os horizontes. “A colecção foi desenhada e produzida num telefone, mas continua a ser alta costura”, diz ela. “É única, é artística, foi criada e produzida de forma personalizada. As duas dimensões trabalharam em harmonia para criar beleza.”
A tecnologia possibilitou o desenvolvimento e crescimento da visão de Aurélie. Por exemplo, em vez das tradicionais ferramentas de desenho, Aurélie usou a S Pen para aprimorar suas ideias através da ilustração digital, logo as ideias surgiram. “A S Pen tem um nível de sensibilidade que me permitiu desenhar como se estivesse a usar caneta em papel.”
Quando chegou o momento da produção, ela guardou ficheiros de grande dimensão dos seus desenhos de padrões de tecido no Note9 e enviou-os para a impressora de padrões JotoX, que os imprimiu em folhas de couro. As presilhas, criadas no Note9 com uma aplicação de desenho digital chamada Onshape, foram enviadas directamente para a impressora 3D Ultimaker.
A democratização da moda
O projecto de Aurélie baptizado “Alta costura móvel” pode inspirar uma nova geração de criadores no sector da moda. Ela provou que, com a combinação certa de talento, tecnologia e competências de ilustração de moda digital, qualquer pessoa pode produzir a sua própria colecção do início ao fim.
Olhando para trás, Aurélie está satisfeita com a colecção e sente que concretizou a sua visão. “A tecnologia do quotidiano trabalhou em conjunto com as minhas competências para produzir algo inteiramente único, criativo e, com muita sorte, revolucionário.”