Fotografia

Como tirar fotografias à água
que façam ondas

De belos vídeos de cascatas a fotografias à beira-mar, saiba como captar tudo nesta estação.

O clima mais quente transforma extensões de água como lagos, oceanos, rios e outros, em belezas naturais arrebatadoras. No entanto, pode ser difícil fazer com a sua aparência nas câmaras seja parecida com a vida real. Agarre numa bóia, nos chinelos de dedo e continue a ler para ficar a saber como captar tudo, desde fotografias deslumbrantes à beira-mar a fotografias imaculadas de lagos.

\u00C1gua a correr por uma fenda entre duas rochas num rio.
4

Capte o momento perfeito

Ao fotografar a água em movimento, pode ser complicado captar o melhor momento. Se não tiver os reflexos rápidos de um profissional, pode vir a deparar-se com uma galeria de fotografias cheias de falhas.

Em vez disso, tente captar a sequência na totalidade, do início ao fim, com vídeo 8K. Ao usar o Video Snap 8K no Galaxy S21 Ultra 5G, pode visualizar posteriormente cada fotograma, para encontrar o momento certo e criar fotos de alta qualidade directamente do vídeo.¹

Deixe o movimento da água transparecer através da fotografia

A fotografia nem sempre faz justiça à água em movimento, mas, por vezes, o momento nem sempre é adequado para vídeo. As fotografias de tempo de exposição longo podem ser a forma ideal colmatar esta falha. Encontre um ponto numa extensão de água onde a água se mova de uma forma interessante (como uma pequena cascata ou um redemoinho) e fixe a sua câmara enquanto aponta directamente para lá. Um tripé e a confiança na sua capacidade de enquadramento são fundamentais. Ajuste as suas definições para tempo de exposição longo no modo Pro no Galaxy S21 Ultra 5G e conseguirá alcançar um efeito suave e sedoso.

Capte a essência da água

A forma como a água se move através do seu ambiente dá-lhe carácter, o que pode ter impacto no seu enquadramento. Pense no carácter da extensão de água que está a captar. É agressiva? Suave? Perdida e a vaguear?

Estas diferentes características apelam a diferentes técnicas. Super Slow-mo pode ser excelente para abrandar um rio portentoso e revelar a sua força inabalável, enquanto a captura com 120 fotogramas por segundo permite captar cada instante de um turbulento rápido de águas brancas.²

Resistência à água
A classificação IP68 do Galaxy S21 Ultra 5Gsignifica que não há problema em ficar um pouco molhado, então sinta-se à vontade para fazer o mesmo.³

Molhe os pés

Se acha que uma extensão de água é suficientemente fotogénica para imortalizar numa imagem, é provável que outras pessoas também o achem, então terá de ser criativo para tirar uma foto que se destaque nos feeds de notícias. Coloque os pés na água para captar o seu motivo de uma forma que poucos outros pensarão fazer. Siga o seu instinto e mergulhe totalmente no momento – os resultados valerão a pena.

4

Escolha a lente certa

Existem diferentes lentes para diferentes cenários e pode ter que mudar entre várias lentes em poucos minutos, para captar uma extensão de água de forma adequada. Se estiver a carregar muito equipamento de câmara para o local, terá que sair da água para trocar de equipamento em cada foto. Pode simplificar o processo, ao usar um sistema de câmara versátil como o do Galaxy S21 Ultra 5G. Para evitar distracções, basta tocar num notão para alternar entre várias distâncias focais e perspectivas.

  • ¹A funcionalidade Video Snap 8K produz fotografias até 33 MP.
  • ²O Super Slow-mo suporta apenas a resolução HD. Os utilizadores podem gravar aproximadamente 1 segundo de vídeo captado a 480 fps e optimizar digitalmente o vídeo para 960 fps com aproximadamente 32 segundos de reprodução. O tempo de reprodução pode ser editado no reprodutor Super Slow-mo.
  • ³O Galaxy S21 Ultra 5G tem a classificação de IP68. Com base nas condições de teste para submersão até 1,5 metros de água doce, durante 30 minutos no máximo. Não é aconselhável para uso na praia, piscina ou água com sabão.

Obtenha o equipamento essencial

Antes de colocar os seus waders e partir à aventura, certifique-se de que tem um sistema de câmara do smartphone que lhe permite fazer isso mesmo.

Leia as histórias a seguir