A lista de verificação de cinco etapas para
a compra do primeiro telefone de uma criança
Respostas para quem se pergunta: os telemóveis são perigosos?
Comprar o primeiro telefone de uma criança é um marco importante. Pode ser uma ótima ferramenta não apenas para a segurança, mas também para ensinar sobre responsabilidade. E enquanto durabilidade e preços acessíveis são o que a maioria das pessoas procura ao considerar esta compra, aqui estão alguns fatores importantes a serem considerados antes de investir no primeiro telefone de uma criança.
Proteger contra a luz azul
O sono é onde a maior parte do desenvolvimento de uma criança acontece, por isso não quer atrapalhar isso em nada. Com as crianças a olharem constantemente para os ecrãs enquanto jogam, está provavelmente preocupado com o efeito da luz azul no sono. E com razão. Ela pode desregular os relógios biológicos e dificultar o sono, possivelmente causando problemas mais graves no futuro. Então, porquê correr o risco? Fora dos limites de uso, certifique-se de encontrar um telefone que proteja os olhos dos utilizadores contra efeitos potencialmente prejudiciais.
Definir regras digitais
Para quem fornece um dispositivo a uma criança, o controlo dos pais é algo que deve usar ativamente. De jogos viciantes a aplicações sociais inadequadas, existem algumas coisas que não quer que uma criança encontre online. Poupe-se ao aborrecimento e encontre um telefone para fazer as regras. Uma aplicação como a Modo crianças da Samsung permite definir os tempos de uso, personalizar as aplicações disponibilizadas e fornecer um relatório de uso para mostrar o que a criança está realmente a fazer no dispositivo.
Faça uma verificação de segurança
A visão de crianças coladas aos seus telefones é algo que está sempre presente em todas as nossas mentes. Muito acima da escala de maus hábitos de smartphones, não é de admirar que a sociedade tenha medo do que toda esta radiação possa estar a fazer para o crescimento de mentes e corpos. Se estiver preocupado, verifique sempre a Taxa de Absorção Específica (SAR) ao procurar o primeiro telefone. Esta é a unidade de medida da quantidade de energia de radiofrequência absorvida pelo corpo ao usar um telefone. Embora especialistas e estudos ainda não tenham chegado a um consenso sobre a gravidade da radiação móvel, é sempre melhor prevenir do que remediar.
Proteja a sua identidade
As crianças perdem os telefones e deixam-nos geralmente sem vigilância - é apenas um facto da vida. Portanto, é natural preocupar-se com os dados e contas pessoais que caem nas mãos erradas. Mas e se as suas informações estivessem seguras o tempo todo? Siga a abordagem de palavra-passe escrita e desgastada pelo tempo e procure dispositivos que fornecem um serviço de gestão de identidades como Samsung Pass. Com sensores de impressão digital e tecnologia de reconhecimento facial, o telefone e qualquer conta conectada podem ser desbloqueados apenas com dados biométricos.
Pergunte sempre "o Wi-Fi público é seguro?"
Os hotspots abertos podem oferecer muita conveniência, mas a que custo? Definitivamente, tenha uma conversa séria sobre segurança digital, mas lembre-se de que uma criança que usa um telefone pela primeira vez pode não saber como se manter segura em Wi-Fi público - especialmente quando houver fotos a serem tiradas e publicações no Instagram a serem feitas. Como não está ao lado deles o tempo todo, porque não deixar esse trabalho para o telefone? Procure um dispositivo que se defenda contra malware e ameaças maliciosas - uma plataforma como Samsung Knox proporcionará a tranquilidade necessária.